quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Você é uma Pessoa Reativa ou Proativa?

Você reage aos eventos que estão acontecendo ao seu redor, ou você toma a iniciativa de preparar-se, participar e controlar os acontecimentos?


Se você é uma pessoa proativa, você estará sempre no controle das situações, fazendo com que as coisas aconteçam ao invés de esperar para fazer depois que já aconteceram. Isso pode ser em um local de trabalho ou em qualquer situação na vida.

Vamos pensar por alguns minutos para entender.

Uma abordagem reativa é caracterizada por fazer aquilo que você  sente vontade de fazer naquele momento. Você se concentra no que chame a sua atenção, independentemente daquilo que você planejou para o dia – no momento em que você recebe um e-mail pedindo para fazer algo, é quase que impossível não fazer aquilo que está no e-mail.

Mas se você é uma pessoa proativa, você identifica com antecedência as ações ou tarefas que você vai tomar durante o dia. Você ainda vai permanecer flexível para situações inesperadas – pode pensar nas ações possíveis e, conscientemente, tomar uma decisão quanto as ações que serão tomadas naquele dia em particular.

Como ser proativo?

1. Prever – as pessoas proativas raramente são pegas de surpresa. Aprenda a antecipar problemas e eventos; Entenda como as coisas funcionam; Procure padrões; Reconheça as rotinas regulares.

2. Evitar – as pessoas proativas preveem potenciais obstáculos e exercem seu poder para encontrar maneiras de superá-los antes que esses obstáculos se transformem em barreiras de concreto.

3. Plano para o futuro – Evite o passo, “aqui e  agora” pense e ainda assim, olhe a frente e antecipe consequências de longo prazo. Traga o futuro para o presente, o que você pode fazer hoje para garantir o sucesso de amanhã?

4. Participe – Você deve se envolver. Você tem que tomar a iniciativa e ser parte da solução.

5. Realize – Você deve ser decisiva e disposta a fazer o trabalho AGORA. Procrastinação não é uma opção. Apodere-se de seu desempenho e mantenha-se responsável.





Um comentário:

Thalíta Moreira disse...

Adoreei!!http://www.jj-jovemjornalista.com/